Blog

  • Operação Overlord – E Aí?

    9 de novembro de 2018

    Operação Overlord – E Aí?

    Operação Overlord – E Aí?

    Operação Overlord era um filme que eu estava com uma curiosidade enorme de assistir. Ele parecia um filme B de luxo, que viria com um gore violento e sem muita história. Eu acertei no filme B de luxo e no gore violento.

    O filme começa com os melhores cinco minutos iniciais que eu vi num filme de guerra. Sério, isso é MUITA coisa. E ter visto numa sala IMAX ajudou, porque o som fez MUITA diferença nisso. Mas após o começo frenético o filme pisa um pouco no freio pra contar a história dos homens que sobreviveram à chegada na França para destruir uma torre de rádio numa igreja num vilarejo, para permitir que as tropas desembarquem o mais despercebidas possíveis na Normandia. Seria um filme de guerra comum, e muito bem feito, até que o nosso herói, o soldado Boyce (Jovan Adepo), acaba conseguindo entrar na igreja e descobre que lá dentro há algo muito pior do que a torre de rádio.

    De novo: eu ainda considero ele um filme B de luxo (graças a efeitos MUITO BONS e maquiagens FENOMENAIS), mas a história dos quatro sobreviventes dá um drama interessante à coisa, principalmente nas questões morais e conflitos internos que não devem muito pra um filme de guerra com foco apenas nisso. É que o foco de Operação Overlord rapidamente muda para o plano nazista naquele vilarejo, de criar um exército de mil anos para o Reich de Mil Anos.

    Mas o filme se torna pra mim a grande surpresa de 2018 justamente por ser um filme de menor expressão, mas com força pra brigar de igual pra igual com filmes mais expressivos. Na minha lista de 2018 ele pegou top 10, brigando pelo sexto lugar com Missão Impossível: Efeito Fallout (e na frente de filmes como Halloween, Jogador Número 1 e Jurassic World), e batendo o que era a grande surpresa pra mim até então, que era o ótimo suspense Buscando.

    Que a Bad Robot de J.J. Abrams continue dando espaço para filmes assim, porque o cinema precisa de obras assim para sairmos da mesmice dos blockbusters!

    Postado por Will Sparrow

    Avatar do Caos, otaku da velha guarda, brony nas horas vagas.