Blog

  • Largado na estante: Yu Yu Hakusho

    2 de novembro de 2019

    Essa é a minha primeira review de mangá e o a obra dessa vez vai ser o clássico Yu Yu Hakusho, que era transmitido na extinta Rede Manchete.

    Criado pelo mangaká Yoshihiro Togashi, criador do também famoso Hunter X Hunter, lançado originalmente no verão de 1990 e no Brasil em 2002 (e relançado em 2014) conta a história do detetive espiritual Yusuke Urameshi que após ser morto em um acidente de carro para salvar um garoto entra em uma jornada para alcançar a ressureição.

    Escolhi esse mangá por conta de ser uma obra muito bem falada por amigos e familiares que assistiram a animação na década de 90 e dizem que o mesmo tem uma das melhores sagas de todos os animes, conhecido como “Torneio das Trevas”. Esses foram alguns fatores que me fizeram escolher.

    A Jbc, editora responsável pelo mangá, fez um trabalho ótimo, em questões de tradução. Um bom exemplo que pode ser aplicado são nos nomes dos golpes, por exemplo o personagem Hiei que em uma das lutas usa uma técnica que traduziram como “Impacto do dragão de chamas negras mortais”, no final do nome do golpe podemos observar o número 1, que serve para apontar observações feitas pelos editores, neste caso mostra o nome original do golpe e como é dito na versão brasileira do anime, o que sinceramente gostei muito, mas infelizmente acabou não sendo tão presente nas últimas edições. A troca consideravelmente constante de fontes ajudam muito na interpretação das falas, usando uma fonte “tremida” para dar uma sensação de medo ou uma maior com letras em negrito para indicar algo sério. Sem sombra de duvidas uma coisa que me agradou muito foi o ótimo uso das expressões, que era um dos elementos que dava um tchan na dublagem do anime.

    Não tenho muito sobre o que falar da estrutura física do mangá, eles seguem a “estrutura padrão” dos mangás. Alguns dos volumes estão com o nome da lateral laranja ao invés de vermelho, que seria o padrão dos demais. Vários danos causados ao próprio produto provavelmente foram causados por conta do armazenamento no estoque das lojas, mas algumas outras coisas como páginas dobradas me chatearam bastante, ainda mais que todos estavam com a embalagem lacrada.

    Segue abaixo as sagas do mangá em ordem cronológica:

    Teste da ressureição: volumes 1-2

    Os três youkais: volume 3

    Teste da Genkai: volumes 3-4

    Desafio da Demonópolis: volumes 4-5

    Torneio das trevas: volumes 6-13

    Buraco para o mundo dos demônios: volumes 13-17

    Mundo dos demônios: 17-19

    Postado por Guilherme

    Sono Chi no Sadame!