Blog

  • Doutor Sono – E Aí?

    24 de novembro de 2019

    Doutor Sono – E Aí?

    Em 1977 Stephen King escreveu um de seus maiores clássicos: O Iluminado. Em 1980 Stanley Kubrick adaptou para o cinema a obra, sendo hoje considerado um dos maiores clássicos do cinema. Stephen King não concorda até hoje com isso. E eu fico num meio termo: um baita filme, mas uma adaptação das mais ruins.

    Em 2013 Stephen King surpreendeu ao lançar uma sequência para O Iluminado: Doutor Sono. E agora, em 2019, temos a adaptação dele para o cinema, pelas mãos de Mike Flanagan (de A Maldição da Residência Hill e da ótima adaptação de Jogo Perigoso, também de Stephen King).

    Doutor Sono traz de volta Dan Torrance (Ewan McGregor), o garoto que sofreu nas mãos de seu pai Jack em O Iluminado, agora mais velho e tentando não usar mais seu poder. Ele segue a vida numa descendente como seu pai (viciado em álcool). Quando ele resolve dar um jeito em sua vida acaba “sendo descoberto” por Abra Stone (Kyliegh Curran), uma garota com um poder como o dele, porém ainda maior. Mas isso também chama a atenção de Rose “A Cartola” (Rebecca Ferguson) e seu grupo chamado “Verdadeiro Nó”, que se alimenta de algo chamado “vapor” (que na verdade é o poder de Abra e Dan) e veem em Abra um alimento como há muito não viam.

    Mike Flanagan, de forma competentíssima, traz de volta parte do ar de suspense que Kubrick mostrou em O Iluminado, mas também mostra muito da visão que King traz nos livros (sim, temos ecos de O Iluminado em Doutor Sono). E esse equilíbrio é o ponto chave que faz de Doutor Sono um excelente filme e uma grande adaptação. Ewan McGregor faz um Dan Torrance incrível, Kyliegh Curren é cativante no papel de Abra Stone, mas é Rebecca Ferguson quem rouba os holofotes pra si. Rose é uma força da natureza, perigosa e irresistível. A trilha, que em determinados momentos remete à O Iluminado, também é um ponto alto. E os easter eggs espalhados pelo filme valem sua atenção (desde o visual de uma sala ao retorno de um ator do filme de 1980).

    Se você é fã de King este filme é imperdível. Se você gosta de O Iluminado também precisa ver esse. E se quer um filme que te prende na cadeira até o fim… encontrou.

    Postado por Will Sparrow

    Avatar do Caos, otaku da velha guarda, brony nas horas vagas.